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Recursos humanos

 

O setor de recursos humanos de uma empresa é extremamente estratégico. 

Da mesma forma com que se estuda e analisa os demais recursos de uma entidade, o setor incumbido de tratar das relações de trabalho merece especial atenção pois tratam com assuntos relacionado às pessoas, que diferem e muito dos demais recursos pois envolve além do quesito profissional, o emocional. 

Em nosso escritório, além de cuidar das rotinas gerais do setor pessoal como e-Social, EFD Reinf, DCTF Web relacionados às contratações, manutenção e desligamentos de funcionários e seus reflexos sociais, tributários e previdenciários; contamos ainda, via empresa parceira, de toda a manutenção relacionada com esse recurso no sentido amplo.

E o que é esse sentido amplo?

 

A gestão de Recursos Humanos, conhecida pela sigla “RH” tem como objetivo definir métodos, técnicas e modos de lidar com as pessoas nas organizações.

No RH, analisa-se o comportamento de cada colaborador e potencializa seus pontos positivos, talentos, suas habilidades.

A Gestão de RH tem um papel estratégico de atrair, reter e motivar as pessoas de acordo com os objetivos e metas da empresa.

A Gestão de Recursos Humanos é dividida em diversas funções e atividades que estão resumidas abaixo:

– Planejamento de Recursos Humanos;

Determina o que deve ser feito para selecionar os colaboradores necessários para atingir os objetivos da empresa.

– Recrutamento e Seleção;

Atrair colaboradores para determinados cargos, podendo ser internamente ou externamente; e escolher as pessoas mais adequadas conforme as necessidades da empresa.

– Integração dos Recursos Humanos;

Integrar os funcionários na empresa.

– Análise e descrição de funções;

Analisar e definir tarefas, responsabilidade e obrigações de uma função.

– Avaliação de desempenho;

Analisar o comportamento do colaborador de acordo com sua função.

– Remunerações e incentivos;

Definir salários e recompensas para motivar os empregados que demonstrarem performance acima da expectativa.

– Higiene e segurança no trabalho;

Definir normas e procedimentos para a proteção da integridade física e mental do colaborador.

– Formação profissional e desenvolvimento pessoal;

Desenvolver a capacidade, o conhecimento e a educação do colaborador.

– Análise, controle e auditoria de recursos humanos.

Avaliar a gestão pessoal da empresa.